sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CARVALHAL DA LOUÇA

Pesquisa e recolha de Vanessa Marmé Cruz

O nome da terra praticamente diz tudo. Carvalhal deriva de «Carvalho», e tem a ver com uma zona abundante na espécie de carvalho negral. No início do séc. XVI, junto ao Vale da Ribeira do Hospital, morava um casal que explorava estas terras. Com o passar dos tempos, outras famílias se fixaram aqui e a população foi crescendo. Nessa altura, esta aldeia só se designava por «Carvalhal».

Nos finais do séc. XVIII passou a ser conhecida por “Carvalhal da Louça” (ou Loiça), devido à grande produção de vasilhas e louça (caçarolas, assadores, vasos, cântaros e cantarinhas) com barro que iam buscar a Ervedal da Beira.

Com o aparecimento das vasilhas de plástico e devido às mudanças económicas, este uso perdeu-se. O último oleiro, que ainda há poucos anos vendia a sua louça pelas feiras, encontra-se emigrado.

É uma aldeia anexa da freguesia de Paranhos da Beira, concelho de Seia.

A sua festa anual, dedicada a São Marcos, realiza-se a 25 de Abril.

São Marcos

Na segunda semana de Agosto também se realiza uma festa em honra de Santa Bárbara.
.
A origem da região de Carvalhal da Louça remonta à época pré-histórica (neolítico, muito antes da presença mulçumana na região) como comprova a Anta de Carvalhal da Louça, a principal das 6 antas existentes na área da freguesia (a “Orça do Pinhal do Cruzeiro”, a “Casa dos Moiros do Chaveiral”, a “Casa dos Moiros de Valdeivão”, a “Casa dos Moiros de Cadimes” e a “Casa das Moiras da Coutada”).
.
No Carvalhal da Louça, existem ainda outros monumentos interessantes, como a ponte romana, a Capela de São Marcos, assim como cruzeiros e alminhas.
A gastronomia local acompanha as preferências e gosto regionais, destacando-se a chafana de borrego, o bacalhau assado com batatas a murro, febras de porco na caçarola e enchidos de porco.
.
Na paisagem, o destaque vai para o Rio Mondego.
.
Fontes: Monografia da Cidade e Concelho de Seia, J. Quelhas Bigotte, Seia, 2ª Edição, 1986; web site da Junta de Freguesia de Paranhos da Beira.